A temporada de liquidação continua e as vitrines repletas de descontos enchem os olhos de quem passa. Mas atenção! Esse é o momento de aproveitar, porém de forma bem pensada!

O início do ano é marcado por uma avalanche de promoções. Esse é o período no qual lojistas encerram um ciclo para receber novas coleções e o consumidor aproveita para renovar o armário, por muito menos. Algumas pessoas ainda acreditam que comprar em liquidação é um bicho de sete cabeças, mas não é! É preciso ter calma, tempo e foco. Tendo isso em mente e seguindo algumas dicas, a satisfação será garantida, o dinheiro bem empregado e as compras assertivas.
Segundo Vânia Benvenuto, personal stylist, antes de sair passando o cartão de crédito, é importante ser sincero com você mesmo e anotar tudo o que precisa, gostaria ou o que faria grande diferença no seu armário para render muitos looks. “Os maiores erros são: comprar uma peça sem pensar se ela combina com o que você já tem ou comprar roupas de modelos iguais, em cores diferentes”, ressalta.
Outro ponto importante, de acordo com Vânia, é nunca deixar de provar qualquer peça de roupa, já que é necessário verificar a modelagem e o caimento no corpo. “Não aconselho comprar peças com pequenos defeitos. Depois de usadas, eles podem aumentar ou ficar mais visíveis e, logo, as roupas serão descartadas. Além disso, é bem mais inteligente gastar no que a gente usa todo dia, durante bem mais tempo, para trabalhar, por exemplo. Raciocinar o custo-benefício tem um efeito afetivo: o que mais toca na vida é a roupa que a gente veste, então é um carinho consigo mesmo escolher o melhor que o nosso dinheiro pode pagar”, explica.

Dica da stylist: Para não se perder na hora de provar as roupas, separe as partes de baixo e as de cima, e tente montar três looks com cada peça. Exemplo: a calça precisa combinar e compor looks com três partes de cima diferentes. Bingo!

Vania Benvenuto

Perguntas essenciais antes das compras, segundo a personal stylist:

Fazer essas perguntas a si mesmo é um exercício simples e que ajuda a manter o foco na hora das compras:

Em que situações vou usar essa roupa?
Cabe na minha rotina?
Favorece o meu corpo?
Quero usar porque gosto e fica bem em mim ou porque é moda?
Essa peça combina com a maioria das roupas que tenho no armário?
Ela representa quem sou, ou seja, minha personalidade e estilo?

O outro lado da moeda

Para os lojistas, essa é a hora de fazer bons negócios. Segundo os sócios Antônio Souza e Maria Adelaide de Souza, uma boa promoção, com certeza, gera o interesse e atrai clientes. Porém, de acordo com a experiência de mercado da dupla, o retorno será satisfatório se as ofertas forem feitas com logísticas bem definidas e produtos disponíveis em estoque. “O início do ano é um período em que a maioria das pessoas já tem muitos compromissos financeiros, por isso, as promoções se encaixam perfeitamente no mês de salário curto”, ressaltam os proprietários das Óticas Diniz.

Antônio Souza e Maria Adelaide de Souza, proprietários de 12 lojas das Óticas Diniz no interior paulista.

No início de todo ano, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto promove sua tradicional liquidação e as lojas se preparam para oferecer descontos de até 70%. Em 2018, muitos lojistas estenderam seus preços baixos até a virada da próxima coleção, que, geralmente, acontece em meados de fevereiro. “O período é importante tanto para o comerciante conseguir vender todo seu estoque, quanto para nossos clientes que esperam pela promoção. Nesse momento, temos um aumento de fluxo de clientes de 6%”, afirma Manoela Whitaker, Gerente de marketing do empreendimento.

Manoela Whitaker, Gerente de marketing do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto.

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