Outono e inverno não são sempre iguais nas cidades onde as temperaturas mais baixas, aliadas a gastronomia e belas paisagens, são as grandes atrações

Com o início do outono, nos despedimos do calor intenso do verão e passamos a esperar ansiosos os dias com sol menos intenso e temperaturas baixas. O clima frio também inspira os viajantes, que buscam lugares onde roupas quentes, delícias gastronômicas e paisagens são os principais encantos.

Destino clássico, especialmente para casais apaixonados, Campos do Jordão oferece esse clima aconchegante e atividades que vão de passeios ao ar livre a experiências culinárias. “Andamos de teleférico, fizemos um passeio de bonde que mostrou boa parte da cidade e foi bem divertido. Andamos de trem, comemos foundie, fizemos questão de ir à Cervejaria Baden Baden”, lembra a professora Caroline Ruivo, que visitou a cidade por 4 dias ao lado do noivo. O casal conheceu ainda a Casa da Xilogravura (a cidade também é cultura!), a Ducha de Prata, em que os mais corajosos se aventuram a tomar um banho gelado de cachoeira, e o Morro do Elefante, destino final do teleférico e palco de uma incrível vista da cidade – a mesma que, no mês de julho, apresenta o Festival de Inverno, conhecido internacionalmente como o maior e mais importante festival de música clássica da América Latina.

Também na Serra da Mantiqueira, mas no lado de Minas Gerais, Poços de Caldas e Monte Verde (distrito de Camanducaia) são outras opções de destino com clima frio, mas que podem pesar menos no orçamento e são mais próximas a Ribeirão Preto. O fotógrafo Érico Andrade esteve no distrito mineiro durante o inverno e aproveitou, junto com a mulher, temperaturas de até 0º C. “O frio combina muito com a gastronomia que eu gosto e vinho. Lá tem uma boa cantina italiana, a Cantina Portale di Napoli, e foundies e chocolates. É bom para aproveitar a dois. Parece que a cidade foi feita para isto”, ressalta, lembrando os passeios ao ar livre e da visita à cervejaria Fritz.

Quem deseja um frio mais intenso – até mesmo com neve – vai se divertir visitando cidades da Serra Gaúcha, como Bento Gonçalves e Caxias do Sul, ou municípios da Argentina e do Chile, como Bariloche e Santiago, onde estações de esqui e ski resorts, entre os quais Valle Nevado e Portillo, atraem milhares de turistas na alta temporada. “Além de serem lugares mais exclusivos, todos oferecem atividades da estação, como gastronomia da temporada, degustação de vinhos, aulas de esqui e visitas a fábricas de chocolates”, destaca James Giacomini, diretor da VRZ Operadora, empresa do Grupo Virazóm, que oferece pacotes com saídas regulares para alguns desses destinos. 

POR AMANDA PIOLI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA