Com bons resultados e prometendo novidades para um futuro próximo, Mario Sergio Faria, CEO da Massfar, fala sobre o mercado dessa tecnologia no país

Concebida dentro de uma empresa de tecnologia, responsável por toda a operação de meios de pagamento do Banco Santander no Rio Grande do Sul, a Massfar tornou-se líder nacional no desenvolvimento de conteúdo virtual para Realidade Aumentada. Com cases de sucesso para marcas de diversos segmentos, a bem-sucedida trajetória da empresa foi marcada por muitos estudos e testes até chegar ao atual patamar de serviço oferecido.
A seguir, confira os detalhes dessa história e as novas possibilidades apresentadas por Mario Sergio Faria, CEO da Massfar Brasil e Portugal.

Zumm Ribeirão: Como teve início a implantação da Realidade Aumentada no Brasil?
Mario Sergio Faria: No final de 2009, eu iniciei vários estudos e testes com a tecnologia de Realidade Aumentada. Em 2013, lancei a 1ª revista interativa do Brasil e, no mesmo ano, estive na Europa para assinar contrato com a Zappar HQ, sendo hoje a única empresa licenciada e autorizada para desenvolver e comercializar projetos de Realidade Aumentada no mercado brasileiro e português. Com quase 10 anos de experiência na tecnologia, a Massfar é líder nacional no desenvolvimento de conteúdo virtual para Realidade Aumentada, com cases de sucesso para marcas de diversos segmentos.

Zumm Ribeirão: O que as empresas precisam entender antes de levar seus negócios para o mundo virtual?
Mario Sergio Faria: É importante considerar que o celular é a 1ª tela do brasileiro. Até mesmo dentro das residências, os smartphones têm mais audiência que o aparelho de TV. Outro dado interessante: mais de 35% dos brasileiros têm o celular como a única fonte de acesso à internet. Tudo isso indica que as empresas devem direcionar investimentos para o mundo digital. E já que o seu público está cada dia mais mergulhado nesse universo, é quase que obrigatório criar experiências interativas entre produtos e pessoas, principalmente quando o público-alvo é formado por crianças e jovens. Na Europa, mais de 20% dos consumidores já decidem suas compras com o celular em mãos.

Zumm Ribeirão: Quais os recursos tecnológicos oferecidos pela Massfar?
Mario Sergio Faria: Somos empresa autorizada Zappar no Brasil e em Portugal, que é o principal aplicativo gratuito de Realidade Aumentada e Virtual, utilizado pelas grandes marcas globais. Ou seja, estamos aptos para oferecer ao mercado o que existe de mais novo no desenvolvimento de experiências interativas, como games com personagens, quiz promocional, conteúdos colecionáveis, aplicações em 3D e jogos educativos.

Zumm Ribeirão: Como são criadas essas experiências?
Mario Sergio Faria: Todo o conteúdo virtual é criado pelas equipes Massfar no Brasil. Após a definição do briefing, o cliente nos envia todo o material visual da marca e, juntos, pensamos em uma ideia de roteiro da experiência que iremos proporcionar. Com o material físico em mãos, desenvolvemos o conteúdo virtual de acordo com a estratégia, público-alvo e objetivos de cada marca. Para que o cliente visualize a experiência antes de aplicar no produto, preparamos uma simulação, que ilustra bem o projeto.

Zumm Ribeirão: Quais os cases de destaque da Massfar?
Mario Sergio Faria: Por estudar e conhecer a tecnologia como nenhuma outra empresa no Brasil, a Massfar consegue visualizar oportunidades de interação em materiais de segmentos completamente diferentes – de empresas de elevadores a de balas e chicletes. Aliás, a RICLAN é um case que estamos construindo com muito entusiasmo, sendo um projeto integrado com alguns youtubers, que promete encantar o público jovem.
No segmento de embalagens para alimentos e bebidas, temos um contrato muito bem-sucedido com a SIG Combibloc, um dos líderes mundiais em embalagens longa vida. Iniciamos um projeto em 2014, que se consolidou em 2015 e, agora, foi apresentado como modelo para todo o mundo. Outro case bastante comentando é com o Grupo Kyly, que já produziu mais de 100 estampas de camisetas infantis com Realidade Aumentada.

Zumm Ribeirão: Como garantir que o uso da tecnologia tenha bons resultados?
Mario Sergio Faria: A Realidade Aumentada gera ótimos resultados, desde que o cliente promova a tecnologia em seus canais de comunicação. Duas dicas são muito importantes: entregar uma experiência realmente interessante para o público da marca e divulgar a presença da Realidade Aumentada no produto, pois, como a tecnologia ainda é nova no Brasil, é muito importante que ela seja apresentada de forma clara. Um ótimo conteúdo virtual integrado com uma comunicação eficiente nas redes sociais e nos demais meios de marketing garantem o sucesso da aplicação da tecnologia.

Zumm Ribeirão: Quais os principais benefícios oferecidos pela empresa e seus serviços?
Mario Sergio Faria: A tecnologia agrega valores de inovação às marcas. Além disso, as marcas e produtos que utilizam estão alinhadas com o que o consumidor atual está buscando, que são experiências interativas. Existem também outros benefícios secundários, mas que são muito importantes, como o fator sustentabilidade, uma vez que a tecnologia pode reduzir o uso de papel. É possível ainda mensurar resultados por meio de dados de acesso e fazer uma integração completa com todos os pontos de contato da marca na internet com botões virtuais.
Zumm Ribeirão: Como distribuir de forma equilibrada a presença digital de uma marca?
Mario Sergio Faria: Uma boa distribuição deve sempre considerar onde está concentrada a atenção do público, onde ele interage mais, qual é o aparelho mais utilizado e, principalmente, qual a demanda de conteúdo. Quanto maior o volume de informações acerca do comportamento digital do público, mais equilibrada será a distribuição e a abordagem.

Zumm Ribeirão: Em relação ao mercado internacional, o Brasil está acompanhando a revolução digital?
Mario Sergio Faria: Falando especificamente da Realidade Aumentada, que é a nossa expertise, o Brasil está muito próximo ao que é produzido em qualquer país do mundo. Temos uma classe empresarial ávida por inovação e quase todas as condições para produzir experiências interativas de alto nível. Talvez, as únicas diferenças em relação ao mercado internacional sejam a capacidade de investimento e a alta carga tributária. Talento, criatividade, ousadia e conhecimento não faltam. Aqui na Massfar,
por exemplo, já exportamos soluções de Realidade Aumentada para clientes com operação em mais de 40 países.

Zumm Ribeirão: Para 2017, a empresa possui novidade planejadas?
Mario Sergio Faria: Sim, a inovação faz parte do nosso DNA. Para o próximo ano, avançaremos bastante no desenvolvimento de jogos interativos, conteúdos educativos e demandas de Realidade Virtual e, inclusive, já entregamos projetos para vários lançamentos. Em alguns mercados, estamos começando a estudar projetos para 2018.

massfar.com

da redação – fotos divulgação

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