Para os wannabe viajantes que não possuem esse documento ou não tem tempo para solicitá-lo, 9 destinos internacionais permitem turismo apenas com o RG.

Pouco tempo atrás, a suspensão da emissão de passaportes brasileiros deixou muita gente assustada – seja pela falta do documento ou pela situação em si. Quem pensava em viajar para fora do país, chegou a acreditar que os planos estavam perdidos. Felizmente, logo a situação foi normalizada.
Mesmo assim, para os que sonham em conhecer novas culturas, existem opções de destinos para os quais é possível viajar – e atravessar fronteiras – usando somente o documento de identificação (RG). Essa “facilidade”, por assim dizer, existe desde 2008, quando as nações que integram o Mercosul (Mercado Comum do Sul) liberaram o acesso dos cidadãos pertencentes ao grupo aos países vizinhos com menos burocracia. Mas atenção: é exigido que o documento seja atual (com menos de 10 anos) e tenha foto de fácil reconhecimento.
Dessa forma, brasileiros não precisam de passaporte para 9 países: Argentina, Paraguai, Uruguai (países fundadores do Mercosul), Chile, Colômbia, Bolívia, Equador, Peru e Venezuela (que integram o bloco como associados). E, ainda que toda aquela aura de glamour que cerca o velho continente não seja associada aos nossos hermanos, existem muitas atrações, histórias e belas paisagens a serem descobertas ao redor do Brasil. Confira alguns menos divulgados:

Peru
Não só dá para sair do país como é possível conhecer um dos mais incríveis Patrimônios da Humanidade! Afinal, é no Peru que está localizada Machu Picchu, a cidade perdida dos Incas – um daqueles lugares que você fica se perguntando como é possível existir. Já a culinária peruana é uma atração à parte, com destaque para frutos do mar.

Bolívia
Além de cenários belíssimos e uma população conhecida por sua simpatia, a Bolívia é um destino desafiador, uma vez que exige muita disposição e condicionamento físico – a altitude pode afetar os menos preparados. Mas vale a pena! Especialmente para visitar o Lago Titicaca, na fronteira com Peru, e o Salar de Uyuni, maior deserto de sal do mundo.

Equador
Ainda que muita gente só se lembre do país devido à linha imaginária que divide o mundo em 2 hemisférios, essa nação de apenas 15 milhões de habitantes tem muito a oferecer para seus visitantes. Situada entre vulcões, a capital Quito garante fotos espetaculares e ainda possui um centro histórico considerado Patrimônio da Humanidade. E também não podemos esquecer de Galápagos, uma ilha que é um refúgio de vida selvagem, onde é possível chegar perto de pinguins, leões-marinhos e tartarugas-gigantes.

Visto: nem sempre necessário
Embora muitos países exijam o visto (especialmente aqueles com regras de imigração mais restritas), esse documento depende de acordos diplomáticos entre as nações.
Dessa forma, vários destinos não o exigem, entre eles: Croácia, Dinamarca, Áustria, Grécia, Bahamas, Coréia do Sul, Israel, Marrocos, Malásia, Turquia e Tailândia – hoje, 55 nomes integram essa lista!

Por Amanda Pioli

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA