Por meio do Núcleo de Oncologia, Cirurgia Oncológica e Proctologia, o hospital realizou uma completa e importante campanha para alertar sobre o câncer de cólon e reto

Parte da equipe que participou da campanha. Foto divulgação

Considerado, pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), o 3ª tipo mais frequente e também ocupando os primeiros lugares em mortalidade, o câncer de cólon e reto – ou, popularmente dito, de intestino – é pouco conhecido pela população. “Ele é cercado de preconceitos e tabus, dificultando o diálogo, o que acaba resultando em diagnósticos mais tardios e chances menores de cura”, explica André Luiz Prezotto Villa, cirurgião oncológico (CRM/SP 129472). Com tal preocupação, o médico, ao lado de outros profissionais do Núcleo de Oncologia, Cirurgia Oncológica e Proctologia da Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto, está promovendo uma campanha de conscientização da instituição, criada pela agência Nice Criação e Marketing, sobre a doença, para a população e pacientes de risco.

Com uma equipe multidisciplinar, a campanha também possui caráter de formação profissional sobre o valor e o dever de prevenir doença. Fotos divulgação

A 1ª etapa da jornada aconteceu por meio de uma exposição no RibeirãoShopping, na qual o protótipo de um intestino gigante ficou aberto ao público, acompanhado de médicos e acadêmicos de medicina (do Centro Universitário Barão de Mauá) que explicavam o câncer do intestino e seus sintomas, diagnóstico, exames, e davam orientação de medidas preventivas. “Durante essa ação, entrevistamos mais de 1.000 visitantes sobre hábitos de vida, história de câncer na família (fator que pode ser de risco, uma vez que 10% do câncer de intestino têm fator genético). Também pesamos e medimos esses visitantes para calcular o IMC (Índice de Massa Corpórea). Os dados colhidos nos ajudaram a traçar um perfil e possibilitar embasamento para medidas de intervenção”, explica Thais Carvalho (CRM/SP 89701), coordenadora do serviço de oncologia clínica da Santa Casa e uma das organizadoras da ação. Além de fatores genéticos, a obesidade é fonte de risco. Por isso, uma dieta saudável, com muitas frutas, verduras e legumes, principalmente associada à prática de exercícios físicos, pode ser uma grande aliada contra esse tipo de câncer.
Após essa 1ª fase, a qual teve intenção educacional e de conhecer o perfil dos visitantes, começou outra etapa, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde, com o objetivo de movimentar a fila de espera do SUS para a colonoscopia (uma endocopia do intestino grosso). “O diagnóstico precoce faz muita diferença no resultado de todas as doenças e mais ainda em caso de câncer! Então, para fazer essa fila “andar”, selecionamos pacientes que tinham indicação de fazer a colonoscopia por algum sintoma e, em esquema de mutirão multidisciplinar – envolvendo as equipes de proctologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia oncológica e oncologia clínica da Santa Casa –, começamos a atender esses pacientes. Acredito que o papel do médico não seja só tratar doenças. Temos e podemos evitar muitas delas! Nos países desenvolvidos, tanto a incidência, quanto a mortalidade por câncer de intestino tem diminuído. Nós queremos, nós podemos fazer isso aqui!”, destaca Thaís. Em um mês, mais de 100 pacientes fizeram o exame, sendo que, em alguns deles, foi detectada a doença. Nesses casos, os pacientes já estão recebendo tratamento.
Considerando a campanha um sucesso, Paulo Henrique Pisi (CRM/SP 112721), coloproctologista e chefe do serviço de colonoscopia da Santa Casa, ressalta que, dessa forma, uma das maiores dificuldades do tema – o medo da colonoscopia – está começando a ser superada. “O exame é prático, com preparo simples, realizado sob sedação (o paciente não sente dor) e com taxas de complicações muito baixas, sendo ainda a forma mais eficaz de prevenir o câncer colorretal. Esperamos que com essa campanha possamos sensibilizar a população sobre a importância de discutir o tema, seus sintomas e reforçar a ideia de que é uma doença que pode ser evitada”, finaliza.

POR AMANDA PIOLI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA