Disponibilizado pela Santa Emília Caminhões e Ônibus, o veículo proporciona maior comodidade para o motorista e promete economia para a Transerp e Pró-Urbano

Sendo já uma realidade em países desenvolvidos e uma tendência no Brasil, o 1º ônibus automatizado – o modelo Volksbus 17-230 OD V-Tronic – chegou a Ribeirão Preto com a promessa de melhorar a dirigibilidade para o motorista e diminuir os custos para as empresas de transporte público – embora, por enquanto, esteja apenas na fase de teste.
A automatização significa, a princípio, que a troca de marcha é feita de maneira automática, a partir do câmbio ZF (V-tronic) de 6 velocidades – que complementa um sistema EGR (que reaproveita os gases emitidos), com motor D08 de 225hp. “Assim, existe maior comodidade ao motorista, que não necessita realizar troca de marchas manualmente e nem pisar no pedal da embreagem”, garante Leandro Cruz, Diretor comercial da concessionária Santa Emília, responsável pela disponibilização do ônibus. Segundo ele, dessa forma, as condições e a segurança do trabalho melhoram, uma vez que o condutor poupa esforço e mantém o foco na direção.

O ônibus automatizado Volksbus 17-230 OD V-Tronic oferece maior conforto ao motorista e menos desgaste do veículo.

Essa tecnologia ainda permite melhor desempenho do veículo, resultado da diminuição do desgaste de embreagem (que ganha duração 3 vezes maior) e melhora no consumo de combustível – ou seja, gera economia.
As melhoras também devem ser sentidas pelos passageiros, que terão mais conforto durante a viagem – o câmbio automatizado permite uma troca de marcha mais suave. Além disso, o modelo atende às normas praticadas e possui elevador para portadores de necessidades especiais.

Por Amanda Pioli – Fotos Divulgação

Compartilhar
Artigo anteriorNova fragrância
Próximo artigoPrimeira de muitas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA