O esporte que envolve natação, corrida e ciclismo, nesta exata ordem, possui várias categorias que variam em distância e tempo de prova

A história do Triatlo começou na década de 1970, com a primeira competição realizada no Havaí. Mas foi apenas em 2000 que a modalidade entrou para as Olimpíadas, nos Jogos Olímpicos de Verão de Sydney, na Austrália. Com a sequência natação-corrida-ciclismo, o esporte atrai atletas de todos os sexos, idades e níveis, em categorias que seguem desde o perfil explosão até resistência física absoluta.
Sprint
Prova com 760m de natação, 20km de ciclismo e 5km de corrida. Excelente ponto de partida para quem deseja iniciar no esporte, essa modalidade foca mais na velocidade e na explosão muscular que na resistência física.
Standard ou Olímpico
Prova com 1,5km de natação, 40km de ciclismo e 10Km de corrida. Essa foi a modalidade escolhida para fazer parte das Olimpíadas, em que os atletas demoram (em média) 90 minutos para completar todo o trajeto.
Ironman
Prova com 3,8km de natação, 180km de ciclismo e 42km de corrida. Essa modalidade nasceu da discussão entre amigos que, durante uma premiação de corrida no Havaí, desejaram saber quais eram os atletas mais bem preparados da ilha, entre corredores, ciclistas e nadadores. Para tirar a dúvida, o comandante da marinha americana John Collins propôs que fossem disputadas as três provas em sequência. Quem conseguisse completar o trajeto em primeiro lugar seria um verdadeiro homem de ferro (por isso o nome “Ironman”). Atualmente, essa é uma das provas mais concorridas do mundo, realizada anualmente no verão havaiano.
Meio Ironman
Prova com 1,9km de natação, 90km de ciclismo e 21km de corrida. Também conhecida como Ironman 70.3, é uma versão “mais light” do Ironman.
Ultraman
Prova dividida em dias diferentes, mas que respeita a sequência tradicional do Triatlo. No primeiro dia, são disputados 10km de natação oceânica, seguidos por 145km de ciclismo. No dia seguinte, os atletas recomeçam com as bicicletas para mais 276km de prova. No terceiro e último dia, os competidores correm por 84,4km (equivalente a duas maratonas de uma só vez!).

Foto divulgação

Um começo promissor
Há três anos, José Luiz Vieira Felício já nadava e pedalava quando decidiu iniciar a prática do Triatlo. “No começo, meu principal objetivo era melhorar a corrida. Com o tempo, fui evoluindo cada ponto do esporte”, lembra o estudante. Com dois anos de treinamentos diários, e muito focado, José Luiz começou a participar de competições nacionais de alta performance. Atualmente, com apenas 15 anos, ele soma algumas conquistas, como o título de Campeão Brasileiro Infantil 2016; o 3º lugar no Mundial Escolar de Team Relay e o 7º lugar no Mundial Escolar de Triatlo. “Hoje, o triatlo é a minha vida! Busco sempre melhorar e um dia ser um atleta profissional e representar meu país em uma Olimpíada”, finaliza o jovem atleta.

Por Joana Mortari

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA