Unaerp e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto são pioneiros ao realizar pesquisa sobre o perfil do cidadão ribeirão-pretano

Uma pesquisa inédita realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com a Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto), surpreendeu ao revelar que o cidadão ribeirão-pretano lê mais que o restante dos brasileiros.

A pesquisa “Perfil do Leitor de Ribeirão Preto”, identificou que a média de leitores entre os ribeirão-pretanos é de 67%, enquanto o índice de leitores do país está na marca dos 56% (em estudo publicado em 2016 pelo Instituto Pró-livro e IBOPE Inteligência).

A professora Daniela Tincani, coordenadora do curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da Universidade, explica que foram aplicadas duas pesquisas (uma geral na cidade e outra específica para o público da Feira do Livro – com análise comparativa dos dados).

“Nosso objetivo foi conhecer o perfil do cidadão de Ribeirão Preto em relação à leitura. Buscamos detectar seus hábitos e preferências sobre livros, gêneros e autores”, explica a professora.

O estudo ainda revelou que as mulheres são leitoras mais assíduas. As mulheres representam 56,7% dos leitores contra 43,6% dos homens. Outro dado curioso são os gêneros mais lidos: romance (35,7%), didáticos (21%), terror (19,7%) e religiosos (19,4%).

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, comenta que o propósito da entidade foi fazer um diagnóstico do leitor ribeirão-pretano para avaliar se os programas da Fundação, bem como a Feira Nacional do Livro, cumprem seu papel de formação de leitores.

“Não foi surpresa para nós comprovarmos que o ribeirão-pretano lê acima da média nacional, pois a Fundação vem investindo na formação de leitores há 18 anos e chegou a hora de colhermos o resultado destas ações.

Dados complementares e comparativos das pesquisas:

– Perfil do Leitor de Ribeirão Preto: Leitor (67%), Não Leitor (32,3%). Perfil do Leitor frequentador da Feira do Livro: Leitor (85,8%) e Não Leitor (14,2%).

– Média de leitura (3 meses): 2,07 livros lidos – cidadãos de Ribeirão Preto e 2,73 livros lidos – frequentadores da Feira do Livro

– Dos entrevistados selecionados na pesquisa “Perfil do Leitor de Ribeirão Preto”, destacam-se:

Faixas etárias:  23% entre 50 a 69 anos; 16,9% entre 30 a 39 anos; e 12,2% entre 40 a 49 anos.

Em relação ao gênero, obteve-se uma diferença percentual com 56,7% do gênero feminino e 43,3% do gênero masculino.

Em relação ao grau de escolaridade, notou-se maior participação de pessoas na pesquisa com ensino médio (36,9%). Já na 17ª Feira do Livro, a maior parte dos frequentadores possuem ou estão cursando o nível superior (49.8%).

– Com relação a gostar de ler, a pesquisa detectou 70,8% dos moradores da região Leste e 68,3% da região Oeste. Durante a Feira do Livro, a maioria dos frequentadores que disseram não gostar de ler residem na região Oeste (29,3%) e aqueles que afirmaram gostar de ler também residem na mesma região da cidade (37,3%).

– Já para quantidade de livros lida nos últimos três meses, 29,2% dos entrevistados disseram ter lido apenas um livro neste período. Os que afirmaram terem lido dois livros atingiram 19,6% da amostra.

– Gêneros de livros preferidos: Romance (35,7%), Didáticos (21%), Terror (19,7%) e Religiosos (19,4%). Obs. A maior diferença entre a população e os frequentadores da 17ª Feira do Livro é o gênero religioso: 19,4% dos cidadãos preferem este gênero, enquanto apenas 7% dos frequentadores da Feira do Livro priorizam este estilo de leitura.

– Autores preferidos (principais resultados): Monteiro Lobato (1%), John Green (1,2%), Chico Xavier (1,3%), Paulo Coelho (1,6%), Bíblia (2,8%), Machado de Assis (autor preferido) com (2,6%) e 62% não têm autor preferido (62%). São mais de 35 nomes de escritores citados.

– Autores preferidos dos frequentadores da Feira (principais resultados): Luis Fernando Verissimo (1,6%), José Saramago (1,7%), Clarice Lispector (1,9%), Carlos Drummond de Andrade (2,4), Augusto Cury (3%), J. K. Rowling (4%) e 37,3% não têm autor preferido.

DIVULGAÇÃO

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA