Sem regras rígidas, o Capitão Jerônimo, com apoio de seus policiais, amigos e da sociedade, criou o Free Book, um espaço 24 horas com livros disponíveis a todos 

Foto Zoro Seixas

Ao passarmos pela movimentada Avenida João Fiusa (sentido bairro), é possível notar ao lado da 2ª Cia do 51º BPM/1, Base Sul da Polícia Militar, um espaço novo, que mais parece uma estante embutida, com vários livros disponíveis para leitura. Essa iniciativa, criada pelo Capitão PM Maurício Rafael Jerônimo de Melo, Comandante do local, foi batizada de “Free Book” e funciona de um jeito bem diferente: basta abrir a porta de vidro, pegar o livro (ou livros) que quiser, ler ali mesmo ou levar para a sua casa, e devolver ou não o item escolhido. Bacana, não é mesmo?!
Se você quiser também realizar uma doação daqueles livros que estão parados no seu armário para que possam fazer parte dessa “estante coletiva”, basta separá-los e deixá-los com um dos policiais de plantão no quartel. “Com essa iniciativa, pretendo fomentar a doação, promover uma mudança de comportamento nas pessoas – por não haver regras rígidas no uso do nosso Free Book – e, principalmente, possibilitar, ainda mais, a interação da comunidade com a Polícia Militar”, explica o Capitão Jerônimo.
Outras mudanças significativas ocorreram na Base Sul, as quais estão levando os cidadãos a frequentarem mais o quartel, como a implantação de aparelhos de ginástica, balanços para crianças, bancos, bebedouro de água para pessoas e animais, spencer com sacos plásticos e lixo próprio para recolhimento de dejetos animais, lixeiras de coleta seletiva e projeto paisagístico. “Internamente, o prédio, como um todo, também passou por profundas mudanças, envolvendo refeitório, alojamentos, sanitários, estacionamento, sala de aula, assim como a reformulação na área de atendimento ao público externo com a informatização e automação de vários processos”, explica o Capitão.

POR JOANA MORTARI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA