O mercado automobilístico está em crescimento e mostra uma contínua melhoria de características como desempenho, conforto e tecnologia

O ano ainda não acabou, mas as especulações para o mercado automobilístico de 2018 já estão aparecendo e, para a felicidade do público fiel, das montadoras e das concessionárias, com bons índices. Segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em todos os meses de 2017 a produção registrou crescimento quando comparado aos mesmos períodos do ano anterior. Em outubro, por exemplo, foram produzidos 249,9 mil veículos, crescimento de 42,2% sobre os 175,7 mil de outubro de 2016 e de 5,3% diante das 237,3 mil de setembro deste ano. Tal crescimento não deve parar e, ainda que a Associação não arrisque números exatos, os palpites iniciais apontam um avanço de 7,3% nas vendas de veículos.
Esse cenário também é o esperado por centenas de concessionárias, que estão trabalhando como nunca para trazer aos clientes lançamentos que prometem grandes surpresas, seja no quesito conforto, preço ou potência. Conheça alguns deles a seguir!

Novos investimentos para 2018
Com o fim do Programa Inovar-Auto – regime automotivo desenvolvido pelo Governo Brasileiro em 2013 – e, por consequência, a extinção dos 30 pontos percentuais no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o fim da cota de 4.800 unidades/ano sem a sobretaxa, a Kia Motors do Brasil projeta para 2018 a comercialização de 20 mil veículos. “Nós da Kia Matriz estamos preparados para a chegada dos lançamentos de 2018. Fizemos todos os treinamentos solicitados pela montadora durante os semestres de 2017, nos adequamos na parte estrutural do showroom para a chegada desses oito lançamentos e estamos convictos de que teremos um sucesso grande! Somado a tudo isso, vamos proporcionar aos clientes da região de Ribeirão Preto excelentes negócios e oportunidades”, afirma Leandro Fraga, Diretor de Vendas da Concessionária Kia Matriz de Ribeirão Preto.

Foto divulgação

A programação de novos modelos já está a todo vapor na Kia Motors do Brasil, como o Kia Rio, importado do México (com motor 4 cilindros 1.6l, flexfuel, de 130cv), o novo Picanto GT (com motor 3 cilindros, 1.0l, com 80cv), o novo Cadenza (com motor V6 3.3l GDI de 290cv), o sedã Stinger (com versões de motor de 2l, 4 cilindros, GDI biturbo, com 255cv e de motor V6, 3.3l, GDI biturbo com 370cv), além dos SUVs Sportage (4 cilindros, 2.0l, flex, 156 e 167cv) e Sorento (V6 3.5 l com 280cv).

Leandro Fraga, Diretor de Vendas da Concessionária Kia Matriz de Ribeirão Preto

Somam-se a esses os atuais modelos Cerato (sedã médio também importado do México), o crossover Soul, a minivan Grand Carnival e o caminhão leve Bongo, enquanto é esperada a política de tributação diferenciada aos veículos híbridos e elétricos para trazer o Optima Hybrid, Niro Hybrid e o Soul EV Plug-In.

Membro da família
Um novo veículo representa, muitas vezes, uma nova dinâmica na vida familiar, especialmente quando possui um significado para cada membro – status social, agilidade, eficiência, um presente… a lista continua! O Range Rover Velar chega com vários desses significados, tanto para o consumidor quanto para a própria montadora.
De forma inédita, o Velar é o modelo com mais possibilidades de personalização já produzido pela Land Rover. Ele possui centenas de estilos de acabamento, cores, texturas, itens opcionais e acessórios para atender os mais diferentes perfis de clientes. “O Velar oferece inúmeros itens de tecnologia avançada aliados a um belo design. Esta é a primeira vez que a Land Rover abre totalmente a personalização de um modelo ao cliente final”, explica Guilherme Passalacqua, Diretor do Grupo Eurobike, responsável por trazer a novidade para o interior de São Paulo.

Foto divulgação

A motorização também apresenta possibilidades. Ainda que as primeiras unidades comercializadas no Brasil sejam equipadas com o potente motor V6 Supercharged de 380cv, que leva o carro da imobilidade aos 100km/h em 5,7 segundos e aos 250km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente), é possível optar pelo Ingenium de 2.0l a gasolina, desenvolvendo 250cv de potência, com 217km/h de velocidade máxima.
Já que estamos falando de novidade, não podemos deixar de citar a estreia do info-entretenimento Touch Pro Duo, o mais avançado da Jaguar Land Rover. O sistema é composto por duas telas de 10 polegadas sensíveis ao toque, que abrigam funções divididas em três partes, dedicadas a navegação, media e telefone. “Suas funções são completamente intuitivas como em um tablet ou smartphone. E a tecnologia não para por aí. Recursos exclusivos da Land Rover garantem ampla capacidade em qualquer tipo de terreno, além de uma velocidade regular e frenagem separadamente em cada roda”, destaca Leonardo Cardoso, Gerente da Unidade Eurobike de Ribeirão Preto.

Equipe Comercial da Eurobike Jaguar e Land Rover

Mais valor para o seu negócio
Além de uma aquisição pessoal ou a realização de um sonho, veículos podem ser uma ferramenta empreendedora, na medida em que podem trazer mais agilidade e eficiência para as atividades desempenhadas. Essa, inclusive, é uma das propostas do Citroën Jumpy 2018, novidade da montadora francesa que já está à venda.

Foto divulgação

Com capacidade de carga de 1.500kg e altura de 1,93m, o modelo é ideal para o transporte de produtos em centros urbanos, contando ainda com porta lateral deslizante com largura compatível a de uma empilhadeira, porta traseira bipartida com abertura de 180° e até 6,6m³ de volume útil com ModuWork, uma extensão do compartimento de carga para carregar materiais de até 4m. “O projeto de design do novo Citroën Jumpy se adapta a várias necessidades coorporativas, seja de empreendedores, da construção ou de uma empresa de serviços, já que oferece funcionalidade, praticidade e ergonomia. Ele, inclusive, possui uma plataforma modular de última geração e reforçada, que suporta todas as situações do dia a dia”, ressalta Marco Castrillo, Gerente de Vendas da Indépendance Citroën.

Marco Castrillo, Gerente de Vendas da Indépendance Citroën

Internamente, o Jumpy possui um motor 1.6 Diesel Turbo BlueHDi de 115cv e câmbio mecânico de 6 velocidades, que assegura o menor consumo de combustível dos utilitários, além de mínimas emissões de CO² – características que o tornam superior a outros veículos semelhantes, de acordo com Castrillo. “Esse utilitário veio para revolucionar o segmento, com o melhor custo-benefício da categoria. Ele é garantia de robustez e alta capacidade, mas com o conforto de dirigir de um carro de passeio”.

Capturando todas as atenções
Potência, desempenho e tecnologia são algumas das características que definem um carro. Mas, para que todos esses componentes possam ser escolhidos, é imprescindível uma boa aparência. E, logo à primeira vista, esse quesito já é o grande responsável por atrair todos os olhares para o novo Renault Captur.

Foto divulgação

Com um design singular e elegante, que segue a nova identidade visual da montadora, o modelo oferece maior altura em relação ao solo e melhores posição de direção, comprimento e entre-eixos de sua categoria. Destaque também para a pintura biton, ou seja, com a possibilidade de ter o teto em uma cor diferente do restante do veículo. “O Captur mistura elegância e linhas bem marcadas. A pintura biton garante um efeito harmônico e traz o grande barato da personalização. Além disso, oferece o conforto e espaço interno do universo SUV, com alta oferta de conectividade, tecnologia e segurança”, afirma Renato Saraiva, Diretor Comercial da Euro Renault em Ribeirão Preto.

Renato Saraiva, Diretor Comercial da Euro Renault em Ribeirão Preto

Mas, com certeza, esse veículo não é garantia apenas de design e sua motorização também não decepciona, oferecendo duas opções: o recém-lançado 1.6 SCe (120cv) e o 2.0 16V (148cv). “Os dois motores possuem tecnologias que a Renault desenvolveu na pista de Fórmula 1, categoria na qual já conquistou 12 títulos mundiais. Em matéria de segurança, todas as versões saem de fábrica com quatro airbags e controle de estabilidade (ESP)”, avisa Saraiva, destacando que o modelo poderá ser encontrado nas concessionárias Euro Renault, agora com unidades na Avenida Castelo Branco, 1.665, em Ribeirão Preto, e na Avenida Alonso y Alonso, 2.444, em Franca.

Nova geração
Quando falamos da indústria automobilística, o universo de novidades vai muito além dos lançamentos. Afinal, um mesmo modelo pode muito bem surpreender o mercado, assim como promete o Lexus CT 200h 2018, nas versões ECO e Luxury, que recebeu alterações internas e externas com a missão de fortalecer a imagem esportiva e acentuar o design da marca de luxo da Toyota.

Foto divulgação

A nova geração desse hatch de luxo híbrido possui luzes diurnas dispostas acima dos faróis para criar a sensação de continuidade com as linhas laterais e ganhou um padrão em forma de “L”, criando uma impressão tridimensional transparente. “A pintura metálica de alto brilho também oferece uma imagem esportiva com uma impressão de alta qualidade”, destaca Luis Artur Nacarato, Diretor Comercial da Ontake, que representa com exclusividade a Lexus em Ribeirão Preto.

Artur Nacarato, Diretor Comercial da Ontake

Com a intuito de oferecer mais opções, o CT 200h 2018 disponibilizará novas cores externas e internas, entre as quais Cinza Mercúrio ou Titânio, Vermelho Coral ou Rubio, e Azul Royal ou Meteoro. No total, são 10 cores. As possibilidades também serão oferecidas para o interior do modelo, que, atualmente, só possui a cor preta, e ganhará outras três colorações. “As novidades do modelo só melhoraram algo que já era muito bom e aumentaram a gama de características exclusivas da Lexus, como garantia de quatro anos, assistência 24 horas e manutenção a preço fechado”, expõe Nacarato, acrescentando ainda a novidade do programa Lexus Privilege, com o qual é possível ter parcelas reduzidas, flexibilidade na entrada, taxas mais baixas, garantia de recompra e baixo custo de manutenção no seu modelo.

Alma italiana
Estilo, tecnologia, conforto, performance, esportividade e segurança. Esses são os atributos que definem o Fiat Argo, modelo que sustenta e dá ainda mais força à nova fase da Fiat no segmento de hatches no mercado brasileiro, o qual nasceu da união entre a tecnologia capaz de estampar as superfícies mais refinadas e a emoção da escultura feita à mão. Com design de alma italiana, ele traz o equilíbrio nas proporções, a elegância nos detalhes e a esportividade tão desejada em um hatch.

Foto divulgação

Na parte frontal, o capô longo e volumoso demonstra sua imponência e presença. Os faróis que invadem a lateral com dinamismo são biparábola, com guias de LEDS que deixam uma assinatura marcante e um olhar tecnológico. A grade deixa de ser um simples elemento de cobertura de partes internas do cofre do motor para se tornar um objeto tridimensional, rico em detalhes. A parte inferior reforça visualmente a largura do carro com as tomadas de ar esculpidas nas extremidades do para-choque. O efeito visual é imediato, com o aumento do size-impression e a percepção de equilíbrio nas formas. “A essência da marca Fiat sempre se traduziu em paixão e esportividade, e esses dois elementos nortearam o processo criativo do interior do Fiat Argo. O painel inspira amplitude e beleza através de sua composição em três níveis, com elementos envolventes. A adoção de um sistema multimídia de 7 polegadas, de aspecto flutuante, chama a atenção de imediato, assim como o belo layout das áreas funcionais (botões, climatização e saídas de ar)”, explica Fernando Ferreira, Gerente Comercial da Atri Fiat.

Fernando Ferreira, Gerente Comercial da Atri Fiat

O Fiat Argo se destaca nesse quesito, introduzindo equipamentos antes presentes apenas no segmento dos hatches de médio porte. Entre os itens que ampliam a segurança a bordo estão os airbags laterais dianteiros e a câmera de ré com linhas dinâmicas e sensores de estacionamento. Bancos com ISOFIX, que permitem a melhor fixação de cadeiras infantis à carroceria, são de série em todas as versões do Fiat Argo, assim como os repetidores de pisca laterais nos retrovisores. Mas o que o diferencia dos concorrentes é o Controle Eletrônico de Estabilidade, o Controle de Tração, o Hill-Holder e a Carroceria reforçada com aços de alta resistência.

Sucesso prolongado
O Jeep Compass acaba de completar um ano de seu lançamento comercial e a comemoração não poderia ser melhor: consolidou a liderança geral entre todas as categorias de SUV, com 39.489 unidades no acumulado deste ano. A posição foi conquistada após o resultado de outubro, que registrou o emplacamento de 4.964 unidades, recorde mensal do veículo. Do total vendido em 2017, 35% são de versões impulsionadas pelo exclusivo motor turbodiesel 2.0 de 170cv e 35,7kgfm.

Foto divulgação

Modelo do segmento médio, o qual vem dominando desde novembro de 2016, o Compass está quebrando paradigmas do mercado nacional de utilitários-esportivos, disputado principalmente por veículos compactos como o Jeep Renegade, que já havia reinventado a categoria em 2015. Catarina Bonareli, Diretora Comercial da RP Jeep, explica que mesmo com tanto sucesso, a Jeep continua investindo na evolução do modelo. “Para a linha 2018, o Compass recebeu novos equipamentos, como conectividade com Android Auto e Apple Car Play no sistema Uconnect. A central multimídia ainda ganhou a tela de 7 polegadas na versão Sport (nas demais, o monitor é de 8,4 polegadas), que também herdou o ar-condicionado digital de duas zonas que já havia nas configurações superiores. Sem falar da nova versão Limited Diesel e da novíssima série especial Night Eagle, com o exclusivo visual all-black”, finaliza.

Catarina Bonareli, Diretora Comercial da RP Jeep

POR JOANA MORTARI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA