O concurso cultural Place Branding revelará a nova marca da cidade, visando fomentar várias áreas de serviços, além de inspirar os cidadãos a se envolverem mais com a história e as qualidades do município

A ideia de criar uma marca para Ribeirão Preto nasceu há quatro meses entre as paredes da Immaginare – Escola de Criação e Design e, mais precisamente, das mentes de Paula Russo, empresária, e Augusto Carminati, especialista em marcas. “De primeira, pensamos em realizar um processo de Place Branding. No entanto, se fosse criado por nós, não seria algo legitimado pela população. Então, desenvolvemos um concurso no qual os ribeirão-pretanos pudessem participar”, explica Carminati, que aproveita para traduzir a expressão do inglês: Place significa “lugar” e Branding, “criação de uma marca”.
Paula afirma que outra inspiração para o projeto foi o fato de Ribeirão Preto ter se tornado a capital da região metropolitana, o que revelou uma fase perfeita para ouvir a população e gerar uma identidade para a cidade. “Por mais que algumas críticas sempre surjam, estamos sentindo um efeito positivo enorme com essa iniciativa. A população passa a fazer parte da mudança!”.

O primeiro passo
Para realmente funcionar, o projeto tinha que criar asas e sair do papel. Assim, a dupla, juntamente com outros parceiros empenhados na causa, formatou o Place Branding nos moldes oficiais para receber o apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto. “Apesar de ser um concurso cultural de iniciativa privada, ele precisava ser legitimado pelo poder público. Quando ambos os poderes, público e privado, dialogam, as coisas caminham”, garante Paula.
Além do apoio total do Prefeito Duarte Nogueira, Augusto revela que outros setores municipais apoiaram o projeto desde o início, como a Secretaria de Turismo, que tem à frente o secretário Edmilson Carlos Domingues. “Deixamos claro que a prefeitura estaria apoiando enquanto instituição e não governo. Tendo esse chancelado, fomos até a Acirp, APP, o que também ajudou para considerarmos viável a iniciativa”.

Paula Russo e Augusto Carminati – Foto Zoro Seixas

Como funciona o Place Branding RP?
Quer ser o protagonista da nova marca de Ribeirão Preto? Antes de tudo, é preciso ter 16 anos ou mais. Depois, é só entrar no site do concurso cultural (www.placebrandingrp.com.br), seguir o passo a passo e inscrever seu projeto. “O site é simples, pois a ideia é sermos objetivos, sem processos longos de inscrição. Tivemos parcerias, como a da Nave Mãe, que nos ajudou na produção do vídeo oficial. O lançamento do projeto foi dia 26 de setembro e, do site, dia 28”, conta a empresária.
Com 190 inscrições até o fechamento desta edição, o concurso propõe total liberdade para o momento da criação, a qual pode ser em formato de texto, desenho digital ou à mão, slogan, logotipo… Enfim, o que conta mesmo é a criatividade do participante. “Assim que ele se inscreve, ganha um número de identificação. Os jurados receberão as propostas por numeração, sem identificação dos responsáveis pela criação das marcas”, explica Paula.
A data limite para as inscrições será dia 24 de novembro. Os jurados escolherão cinco finalistas que, em seguida, serão julgados pelo voto popular, no próprio site. O ganhador leva para casa R$5.000 “A maioria dos jurados da primeira fase não são técnicos. O júri é composto por pessoas de todos os nichos da cidade, que são referências e fazem parte dessa história. Acreditamos que isso dará autoridade a marca vencedora”, revela Carminati.

Thiago Hyashida, proprietário do Mirai – Foto Roberto Galhardo

Eles patrocinam essa marca
Como o Place Branding RP busca fomentar alguns setores estratégicos de Ribeirão Preto, a ideia chamou a atenção de Thiago Hyashida, proprietário do Mirai. Prestes a comemorar o 22º aniversário do restaurante, o empresário achou que patrocinar o concurso seria uma ótima oportunidade de devolver um pouco do que Ribeirão Preto proporcionou a ele e toda sua família durante esses anos. “Precisamos de novas ideias e de pessoas dispostas a movimentar a cidade, favorecendo, principalmente, a economia local”.
Também tradicional na cidade, sempre apoiando projetos que valorizam e promovem Ribeirão Preto de forma mundial, a Cervejaria Colorado entrou para o time de patrocinadores. “Por tudo de inovador que Ribeirão tem feito em diferentes áreas, incluindo o setor cervejeiro, ela merece uma iniciativa que a promova como um polo de referência no interior de São Paulo. Acreditamos que a iniciativa tem grande força para unir a população e assim reafirmar seu carinho pela cidade, ao mesmo tempo em que chama a atenção nacional e internacional para o seu potencial”, acredita Marcelo Carneiro, Sócio-fundador e inspirador da Cervejaria Colorado.
Fechando com chave de ouro a grade que investe nesse passo tão importante, está o renomado Hotel JP. Na opinião de Luciana Marotta Guimarães, Gerente Comercial do local, Ribeirão é merecedora de uma marca que atraia e seja, ao mesmo tempo, inovadora, mostrando os encantos de quem cresceu e não perdeu a característica interiorana. “Ela tem tudo que os grandes centros oferecem, como cultura, gastronomia, compras, lazer, arte e hotelaria de qualidade. Por isso, achamos a ideia do Place Branding RP fantástica. Afinal, somos prestadores de serviços e vendemos a nossa querida Ribeirão todos os dias. Ter uma marca é o que está faltando para esta cidade que é tão acolhedora!”.

Marcelo Carneiro, Sócio-fundador da Cervejaria Colorado – Foto divulgação

Uma marca open source
Por ser open source, ou seja, uma marca que todos possuem acesso total, a ideia ganhadora receberá um suporte técnico especializado para encaixar-se em todos os cenários de serviços da cidade. Daí, será a hora de espalhar o novo símbolo de Ribeirão Preto pelos quatro cantos do mundo (sem limites mesmo!). “É uma marca que conseguirá coexistir com todos os outros títulos que a cidade tem e possa vir a ter. Potencializará, sem substituir! Queremos que as pessoas possam ter lucratividade em cima dela para criarem camisetas, mascote, loja local, como no aeroporto, fortificando o turismo local”, ressalta Paula.
Em sua opnião e na de Augusto, a criação de uma marca para Ribeirão melhorará, também, a relação do próprio cidadão com o município. “Nova York, por exemplo, teve sua marca criada em 1970 (I Love New York), quando a cidade estava passando por uma situação política complicada. Isso ajudou seus moradores a repensarem a cidade, ter um carinho maior em pequenas coisas”.

Luciana Marotta Guimarães, Gerente comercial do Hotel JP – Foto Zoro Seixas

Parceria com a revista mais otimista da cidade
Por sentir a repercussão da Zumm Ribeirão ao longo dos seus dois anos de existência, os idealizadores do Place Branding RP convidaram a revista para apoiar, com exclusividade no setor de mídia impressa, o concurso cultural. “Enxergo a Zumm livre de amarras. A revista oferece algo novo aos leitores e, na nossa opinião, é o veículo que mais se identifica com a proposta que estamos trazendo”.
A capilaridade alta do veículo e sua distribuição que alcança toda a cidade e região também foram outros fatores decisivos para essa parceria. “Nada melhor que a Zumm para chegar a todo mundo, como queremos!”.

Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto – Foto Divulgação

Duarte Nogueira, Prefeito de Ribeirão Preto
“A Prefeitura de Ribeirão Preto apoia essa iniciativa por entender a importância que uma marca tem para qualquer cidade, assim como para empresas e instituições. A ideia do Place Branding RP é fantástica, porque, com ela, será possível identificar talentos que podem colaborar para que Ribeirão Preto tenha condições de ampliar sua divulgação. Essa nova marca ajudará a Prefeitura em um momento em que a condição financeira da administração municipal não permite um investimento em ação tão importante”

Dorival Balbino, Presidente da Acirp (Associação Comercial Industrial de Ribeirão Preto) – Foto Divulgação

Dorival Balbino, Presidente da Acirp (Associação Comercial Industrial de Ribeirão Preto)
“Ribeirão Preto possui diversas vocações que foram se consolidando ao longo de nossa história, como o comércio forte, a cultura cervejeira, a música, o agronegócio e os serviços de saúde e educação. Diversos ícones como a Associação Comercial, o Pinguim e a Orquestra Sinfônica ilustram perfeitamente essa diversidade. Porém, sentimos que falta um símbolo único que possa representar a cidade e, por isso, apoiamos a iniciativa do Place Branding RP. Com uma marca forte e que refletirá a identidade de nossa cidade, iremos reforçar e comunicar as características de Ribeirão Preto, inclusive como sede da região metropolitana”

Clayton Guimarães, Diretor do Founder Institute – Foto Ana Falcão Fotografia/divulgação

Clayton Guimarães, Diretor do Founder Institute
“O Founder Institute acredita que o ecossistema empreendedor local precisa ser referenciado e oferecer uma nova imagem à Ribeirão Preto reestabelecerá a força e união de seu povo. O pertencimento é o primeiro grande valor que a nova marca deve provocar nos seus cidadãos. Ela terá o poder de resgatar a autoestima das pessoas e empoderá-las para a colaboração, para se tornarem instrumentos de melhoria da cidade em vários aspectos. O Augusto Carminati e a Paula Russo são grandes amigos, que estão exercendo suas capacidades cívicas com o objetivo simples: vivermos num lugar melhor!”

Eduardo Cicconi, Gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia – Foto Zoro Seixas

Eduardo Cicconi, Gerente do Supera Parque de Inovação e Tecnologia
“O Supera Parque tem concentrado seus esforços para que Ribeirão Preto seja reconhecida no Brasil e no exterior pelo seu alto potencial inovador e vocação natural para o desenvolvimento de negócios. Acreditamos que é nosso dever apoiar toda iniciativa que possa contribuir para que isso aconteça. A cidade tem investido no desenvolvimento de suas competências e trabalhado para que esteja entre as mais inovadoras e empreendedoras do país. O resultado do concurso contribuirá para evidenciar ainda mais esse perfil, permitindo que essa identidade atraia novos investimentos e negócios, que poderão alavancar a economia local”

Toni Valente, Presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto) – Foto Divulgação

Toni Valente, Presidente da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto)
“Apesar da abrangência regional, a APP possui sua sede na cidade desde 1984 e vê como oportuna essa iniciativa a que se propõe o projeto Place Branding, que é de despertar nas pessoas o sentimento de carinho e amor pelo município onde vivem. Daí o apoio da APP no sentido de contribuir com a divulgação do concurso para que Ribeirão Preto conquiste uma marca à altura da sua importância como cidade-sede de uma grande região metropolitana”

Por Joana Mortari

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