Ansiedade, vontade de que tudo saia como o planejado e a esperança que, no outro dia, todos se lembrem da sua festa com um largo sorriso. Mas como acertar em cada detalhe?

Assim que decidimos comemorar ao lado dos familiares, amigos e colegas de trabalho aquele momento tão especial, seja ele um aniversário, casamento, batizado, bodas, metas da empresa ou até mesmo a vontade de simplesmente curtir a vida, inúmeros processos precisam ser executados, incluindo a contratação de profissionais com conhecimento sobre quais caminhos seguir para que nenhuma surpresa desagradável aconteça no grande dia.

São tantas opções que, muitas vezes, o “leque festivo”, o qual envolve convites, lembrancinhas, bufê, fotógrafo, identidade visual, cerimonialistas, bartenders, entre outros muitos, podem nos deixar confusos antes de assinarmos o contrato. Para ajudar os leitores da Zumm nessa empreitada, nada mais justo que conversar com quem entende do assunto, revelando dicas importantes e que farão diferença na hora de fechar o negócio.

Flexibilidade cheia de originalidade

Sendo praticamente o coração de qualquer festa, o bufê é de essencial importância para os eventos, costumando ficar, inclusive, no topo da lista de afazeres. Justamente pelo que representa, ele deve ser escolhido com base nas tendências de mercado, como explica o banqueteiro Ronie Oliveira, proprietário do Buffet Pallato. “Inovar o cardápio sempre, criar formas de servir, buscar referências fora e mesclar com a nossa incrível culinária brasileira… Nós seguimos a linha Contemporânea, porque uma das suas principais características é a flexibilidade na forma de preparar e apresentar os pratos. Podemos reunir várias tradições culinárias em um único prato e torná-lo criativo, alegre, repleto de cores, formas e aromas”. Inclusive, a parte gourmet sempre foi uma característica muito importante para o banqueteiro, que tinha o sonho – agora realizado! – de contar com uma cozinha estrategicamente projetada nos mínimos detalhes, agregando todos os equipamentos e sistemas de última geração.

Além disso, o foco do Pallato é proporcionar experiências memoráveis e surpreendentes, por meio de espaços exclusivos e diferenciados, sempre garantindo que os clientes se sintam acolhidos e muito bem atendidos desde o momento da tomada de decisões. “Com certeza, a mão de obra qualificada e especializada é um dos fatores fundamentais em todo o processo. Área comercial, profissionais da cozinha, nutricionistas, coordenadores, maître, garçons, serviço de limpeza… enfim, todos os integrantes da equipe precisam executar os serviços de forma integrada, harmônica e organizada. Tudo faz parte da nossa busca constante por atingir a máxima excelência em cada festa realizada pelo Buffet”, garante Oliveira.

Qualidade a pronta-entrega

Se você está organizando a festa dos sonhos e precisa segurar as pontas para não gastar demais, um dos cuidados a serem tomados é com os preços muito inferiores e tentadores das bebidas. Afinal, você pode cair em um golpe! Isso é o que explica Marco Antônio Tegano, sommelier do Museu da Gula. “Outra dica é olhar o estado do corpo, da boca e dos rótulos das garrafas em busca de emendas ou rasuras, para não cair em adulterações e nem colocar a saúde dos seus convidados em risco, já que a ingestão de bebidas falsificadas pode fazer mal ao organismo, gerando dores de cabeça e de estômago. O mais indicado é comprar as bebidas em local adequado e com credibilidade no mercado”.

Questionado sobre o “rótulo ideal para festas”, o sommelier explica que tudo depende do gosto dos convidados e do freguês. “Uma forma de tentar acertar é escolher tipos que agradem a maioria, como os espumantes demi-sec, perfeitos para os paladares que preferem bebidas menos enjoativas, já que seu toque de doçura é muito suave”.

Com um leque rico de opções, o Museu da Gula realiza a entrega das bebidas no dia da festa – uma preocupação a menos para os organizadores – e comercializa cervejas artesanais, vinhos, whiskys, espumantes, assim como rótulos que “voltaram à ativa” nos drinks que podem ser servidos em casamentos, aniversários, 15 anos ou festas corporativas.

“Encontramos muitos coquetéis feitos com vodka, gim, Aperol… nós trabalhamos com todos eles! É importante lembrar que encomendar a bebida da festa com antecedência faz toda a diferença, pois você consegue negociar preços e forma de pagamento e garante que todos os rótulos estejam presentes na data, sem surpresas desagradáveis”.

Marco Antônio Tegano, sommelier do Museu da Gula

Gostosa e democrática

Preço acessível, formato redondo, massas de espessuras e ingredientes variados, e recheios que podem agradar desde os amantes de carnes até os veganos ou intolerantes a glúten e lactose são algumas das características que tornam a pizza um dos pratos mais democráticos do planeta – no Brasil, são mais de 1 milhão de pizzas consumidas todos os dias. Já nos Estados Unidos, o setor movimenta US$25 bilhões ao ano!

Seja com talheres ou com as mãos, saborear essa receita tradicionalmente italiana também pode ser uma opção para celebrar aquela data especial, tanto nos espaços de uma pizzaria quanto no conforto de casa. Isso foi o que Maria Luiza Marques Netto, empresária e proprietária da Famosa Pizza de Ribeirão Preto, descobriu há alguns anos, quando levou as estruturas de produção das pizzas exclusivas da Famosa para a comemoração de aniversário na casa de um amigo. “Foi um sucesso! Só elogios! A partir desse dia, não paramos mais. Montamos uma equipe exclusiva e treinada para atender os clientes mais exigentes. Nós levamos tudo e o cliente somente desfruta do nosso serviço e, obviamente, da melhor pizza de Ribeirão Preto no conforto da sua casa, numa chácara, clube…”, revela.

Bacana, né?! Esse tipo de serviço se chama “Festa em Casa” e soma atendimento personalizado com produtos de alta qualidade, garantindo um excelente custo/benefício. E, comprovando a parte “democrática” citada acima, todos podem provar diversos sabores de pizza em um mesmo evento.

Maria Luiza e Paulo Netto, proprietários da Famosa Pizza

Fuja do óbvio

Desde os primórdios da civilização, as bebidas são utilizadas para celebrar os melhores momentos da vida. E, segundo Flávia e Thiago Godoy, sócios proprietários da Guess Coquetelaria, os coquetéis vieram para oferecer novos formatos e roupagens a rótulos tradicionais, misturando, de forma criativa, cores, sabores e aromas. “Costumamos dizer que é o bar que movimenta um evento, trazendo alegria e classe a toda e qualquer tipo de celebração”, revela Flávia.

Com o lema “Fuja do óbvio” empregado em seus coquetéis, as receitas da Guess são personalizadas de acordo com o gosto do cliente. Tudo começa com minientrevistas, nas quais Thiago, que é mixólogo, identifica o tipo de paladar do cliente e, assim, elabora algo exclusivo. “Selecionamos de 10 a 14 drinks/coquetéis para chegar à composição que mais tem a ver com o evento. Nossas degustações são leves e descontraídas, momento que também aproveitamos para alinhar todos os detalhes da montagem do bar, decorações e novas criações”, explica Thiago.

Na opinião de ambos, o amor e a dedicação que uma empresa emprega em seus serviços é a melhor forma de avaliação. “A paixão pelo que se faz leva à excelência. Procure por profissionais que mergulhem de corpo e alma e sonhem junto com você, e tenha certeza de um evento de sucesso! Além disso, boas referências são primordiais. Não há melhor termômetro que daquele que já vivenciou a magia de uma boa experiência”, afirma Flávia.

Thiago Godoy, mixólogo da Guess Coquetelaria

Olhar atento

Ela assina álbuns de casamentos que, a cada foto, tiram suspiros e revelam lembranças queridas. Débora Pitanguy ajudou a desenvolver o segmento de fotografias de eventos e trouxe para Ribeirão Preto uma nova maneira de registrar beijos, choros, abraços, danças, entre tantos outros gestos e movimentos que são a verdadeira essência de um momento de celebração. “Inseridos na adrenalina do casamento, os noivos não conseguem enxergar todos os detalhes da festa, como decoração, quem esteve presente… Por isso, o olhar atento do fotógrafo é tão importante, pois ele fará a vez dos olhos do casal. Sempre tenho muita liberdade para trabalhar nas festas, o que me deixa ainda mais confortável para clicar aquele momento único”, revela Débora.

Ao contratar um fotógrafo, segundo a profissional, é preciso analisar sua sensibilidade e sentir-se seguro de que aquele tipo de trabalho combina com o resultado esperado pelos noivos. “O mercado se renova o tempo todo. A tecnologia não para e, por isso, precisamos nos adaptar aos novos equipamentos, porém, sem acomodar! Um bom fotógrafo precisa ser curioso e enxergar o que ninguém mais vê, afinal, a beleza está escondida nos pequenos detalhes e será ela a responsável pela magia do momento, pela emoção que transbordará”.

Identidade transformada em arte

Sem dúvida, a principal recordação de uma celebração, independentemente de sua motivação, é o sentimento de felicidade vivenciado por anfitriões e convidados. Mesmo assim, ter uma lembrança física do momento agrada a todos. Pensando nisso, a Dom Bosco Design se especializou em transformar a identidade do cliente em um produto de arte que pode ser dado de presente. “Confeccionamos tudo à mão, com acabamentos únicos e artísticos, a exemplo da nossa linha de couro. São convites, cartões de agradecimento, tags, fitas, sandálias, canecas, kits de jardim, bastões de LED, almofadas, pulseiras… ou seja, uma infinidade de opções”, explica Gui Kalil, que compõe a diretoria da empresa familiar desde 1989.

Segundo ele, a fim de garantir uma recordação realmente especial, os clientes devem levar em conta o conceito que querem transmitir, a história de vida que desejam contar. “Buscamos criar um conjunto de itens visuais para que as pessoas compreendam a essência do evento, transformando cada detalhe em um momento de interação com a história que desejamos contar”.

A Dom Bosco Design possui um time múltiplo e vários tipos de equipamentos e técnicas que, aliados ao carinho, enchem a personalização de boas vibrações. “Falamos muito da energia vital que cada projeto deve ter. Só assim os inúmeros detalhes nos quais nos debruçamos passam a ter sentido aos olhos de todos”, destaca Gui.

Internet como aliada

Com a facilidade de acesso e a quantidade de informações disponíveis nos sites, blogs, vídeos e redes sociais, a criatividade borbulha quando o assunto é festa. Assim, noivos, aniversariantes e empresários encontram, com os profissionais do ramo de eventos, inspiração pura para agradar os convidados. “Por meio da internet, conseguimos viajar pelos quatro cantos do planeta, buscando as últimas novidades do segmento. Como cerimonialista, é preciso estar por dentro de tudo! Tenho que passar segurança aos meus clientes, oferecendo novas ideias para conseguir alcançar, ao máximo, suas expectativas”, afirma o cerimonialista Laerte Carnezecca, responsável pelo LC Cerimonial.

Com experiência que é referência em Ribeirão Preto e região, ele ressalta que, além de estar sempre antenado a cada detalhe desse universo, passou a oferecer um serviço novo, chamado “Confraria de evento”, com o qual o cliente pode ter noção do custo geral da festa e como ela ficará pronta. “Ainda oferecemos vários mimos. No casamento, por exemplo, presenteamos uma coreografia com a música escolhida pelos noivos e aulas de dança para o casal abrilhantar o momento especial na abertura oficial da festa”.

Laerte Carnezecca, Bella Haddad, Camilo Fontana e Evandro Quinez

DA REDAÇÃO

Compartilhar
Artigo anteriorAPAS SHOW 2018
Próximo artigoEspaço Bild

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA