Televisão muito alta, repetição de perguntas, dificuldade para falar ao telefone, isolamento, depressão e zumbido são alguns sintomas indicativos da perda auditiva

A Presbiacusia é um processo causado pelo envelhecimento do organismo, mais especificamente pelo desgaste fisiológico das células auditivas, e afeta, geralmente, adultos acima dos 60 anos. No início, compromete somente o entendimento de sons agudos, mas, à medida que avança, as dificuldades de audição e compreensão da fala aumentam consideravelmente. Há diferentes tipos de Presbiacusia e normalmente ela acontece de forma gradativa, trazendo a dificuldade de perceber e encarar o problema.
Inicialmente, a pessoa convive com a perda e não percebe que tem o problema. Ela desconhece que o fato de não entender o que as pessoas estão falando é o ponto fundamental para dar início a busca pelo tratamento. Nessa fase, a famosa queixa: “Eu ouço, mas não entendo” se evidencia e os familiares notam que a pessoa está ficando desatenta.
Não há um tratamento que reestabeleça 100% da audição em parâmetros normais, porém, há solução tecnológica para minimizar ou até mesmo reverter consideravelmente o problema auditivo.
A tecnologia para restaurar e reabilitar a audição que se oferece hoje é extremamente evoluída. Isso pode ser visto em sistemas imperceptíveis, aparelhos que não precisam de pilhas (carregados por indução com bateria de lítio, igual à dos celulares), comunicação direta do aparelho auditivo com sistema de áudio como celulares, tablet, aparelhos de som, televisão e etc. (sem necessidade de interface), e aplicativos gratuitos em celulares (permite o usuário interagir com o seu aparelho auditivo). Além disso, hoje, com acesso remoto, o fonoaudiólogo pode regular o aparelho auditivo à distância sem a necessidade da pessoa se locomover ao centro auditivo. Todos esses recursos fazem com que os produtos tenham grande diferencial trazendo estimulação auditiva, conforto, facilidade no uso diário e alta tecnologia. A busca por um médico ou um fonoaudiólogo capacitado que se comprometa com o acompanhamento e a reabilitação do paciente é fundamental para que o sucesso da adaptação seja garantido.


Dúvidas? Entre em contato conosco:
Rua Casemiro de Abreu, 576.
Vila Seixas – Ribeirão Preto/SP
0800 606 80 73

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA