Em 1968, ao tomar uma atitude inovadora, um homem mudou o curso e revolucionou a história do salto em altura. E você? Qual foi a última vez em que fez algo pela primeira vez?

Estou falando de Dick Fosbury, atleta norte-americano que quebrou o protocolo de mais de 72 anos do salto em altura e pulou de costas, em um cenário no qual todos os atletas realizavam suas performances com a parte da frente do corpo. A recompensa veio por meio da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1968, na Cidade do México, estabelecendo um novo recorde.

No início, apesar das reações da comunidade do esporte terem sido céticas e críticas, o “Salto Fosbury” rapidamente se tornou popular. O curioso foi que quatro anos depois, nas Olimpíadas de Munique, mesmo com a nova técnica consolidada na prática como a mais efetiva, apenas 28 dos 40 competidores a utilizaram – obviamente, os 12 esportistas que não a adotaram tiveram resultados insatisfatórios.

E você? Está “saltando de costas” na sua vida pessoal e profissional? Qual foi a última vez em que fez algo pela primeira vez? Você diz que somente os outros podem conquistar seus objetivos, coloca desculpas e obstáculos para não seguir em frente? Está tendo a mesma coragem de Fosbury para pegar os processos, tecnologias, modelos de negócios e vendas de sua empresa para melhorar e gerar mais valor para seus usuários?

Ainda dá tempo de fazer movimentos novos! A vida nos dá, todos os dias, oportunidades de conhecer gente, dados e processos novos, mesmo porque mais de 90% das informações do mundo foram geradas nos últimos 12 meses. Convido você a abrir sua mente e tirar, imediatamente, aqueles projetos ou ideias da gaveta e executá-los com muita dedicação e consistência, pois a tendência deles de levarem você para onde precisa ir são mais fortes que o contrário.

Gostou das dicas? Então mande sugestões de assuntos sobre inovação para baratella@funildevendas.com.br.

POR MARCELO BARATELLA, Professor, Consultor, Palestrante e Treinador do Funil de Vendas

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA