Com ajuda de um fisioterapeuta, o programa de recuperação começa no pré-operatório e segue até a restauração da capacidade de realizar atividades cotidianas

Comum em pacientes idosos, o procedimento de substituição total do joelho por uma prótese (denominado “artroplastia”) é indicado em casos de dor severa e limitação funcional, desencadeadas por artrite/artrose ou lesão, que dificultam movimentos habituais como andar ou levantar. Quando não são percebidos resultados positivos de tratamentos conservadores, medicamentos ou fisioterapia, é feita a indicação cirúrgica. Uma avaliação realizada pelo cirurgião ortopédico reunirá informações gerais esclarecendo todas as dúvidas que o paciente possa ter em relação à prótese e a cirurgia.

A fisioterapia no pré-operatório tem o objetivo de esclarecer sobre o procedimento, manter a força e a amplitude muscular do paciente de acordo com a dor e a limitação dos movimentos, e instruí-lo sobre os exercícios necessários após a cirurgia – para realizar as transferências/mudanças de posição do corpo ou posicionar o membro operado, por exemplo, além do treino de marcha e o uso da crioterapia.

Já a reabilitação no pós-operatório da artroplastia do joelho consiste em exercícios visando à mobilidade articular, com intuito de restaurar a capacidade de realizar atividades cotidianas, auxiliar no ganho de força muscular e de amplitude dos movimentos, evoluindo para a restauração de equilíbrio e reaprendizagem de marcha. O tratamento desenvolvido pelo fisioterapeuta deve ser iniciado logo após o procedimento cirúrgico, inclusive ainda em ambiente hospitalar, tendo continuidade quando ocorrer o regresso ao domicílio.

Atividades físicas, por sua vez, como ciclismo e caminhada, serão estimuladas. Exercícios com maior impacto, entre os quais corrida, futebol, entre outros, são contraindicados, uma vez que podem causar desgaste no material da prótese.

Por Eliane Haddad

Acahdre
Av. Wladimir Meirelles Ferreira, 1.600
(16) 3514.1850 / (16) 9 9766.0261
elianerezendehaddad@gmail.com

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA