Localizada no centro-norte da Espanha, La Rioja, além de belíssimas paisagens, possui cultura e gastronomia muito ricas

Ah, minha querida La Rioja! Ela é a principal responsável pela produção de vinhos na Espanha, que, em geral, são marcados pelo equilíbrio perfeito da fruta com a madeira de carvalho, produzindo rótulos de muita classe e elegância – eles estão entre os melhores do mundo!
Com cultivo privilegiado da uva devido às características do subsolo, onde se encontram componentes como argila, calcário e ferro, a região produz uma grande variedade do fruto, extremamente saboroso, com notas amadeiradas e muito aromáticas. Valorizamos o envelhecimento do vinho, no qual a madeira desempenha papel decisivo.

Confira um pouco da variedade de uva:
Tempranillo: A casta mais característica de Rioja é o Tempranillo, envelhecido lentamente em tonéis de carvalho em um processo de evolução, micro-oxigenação e estabilização, garantindo características únicas.

Garnacha/Grenache: uva tinta e a mais cultivada no mundo. Possui pouca acidez, produz vinhos apimentados e com alto nível de álcool. Porém, essa variedade de uva também é acrescentada à Tempranillo, resultando em um vinho com mais corpo e textura.

Viura: uva para quem prefere os vinhos brancos. Também envelhecidos no carvalho, esses vinhos são mais modernos e com caráter leve e frutado.

 

Por Alejandro Blanco – Coordenador do Espaço Gourmet do Ribeirãoshopping, graduado em International Culinary Arts and Food Science pela University of West London

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA