Embora seja uma função repleto de benefícios e satisfações, ser chef exige grande responsabilidade e é muito diferente de trabalhar como cozinheiro

Posso começar explicando minha afirmação pela criação do menu. Existem duas maneiras de desenvolvê-lo em um restaurante: com base no que você deseja preparar ou no que os clientes estão dispostos a comprar. Se você escolher a primeira opção, há uma boa chance de o cardápio acabar evoluindo para a segunda.

Como chef, todos esperam que você seja o solucionador de problemas, a pessoa com as respostas certas, o cavaleiro de armadura brilhante que salvará o dia. E é puramente verdadeiro. Assim, esteja pronto! Mas, antes de mandar e desmandar, a tarefa mais importante que você assumirá é construir sua equipe. Isso significa determinar o que precisa, procurar e contratar os indivíduos com os “talentos certos”, treiná-los de forma eficaz e descobrir maneiras de mantê-los. Os melhores chefs também assumem o papel de mentores e, com isso, naturalmente, os “alunos” acabarão por sair. Ou seja, a formação de equipes se tornará um projeto contínuo, todos os dias.

Tudo que sai da cozinha leva sua assinatura, mas, na maioria das vezes, você terá muito pouco a ver com a preparação. Para esse fim, sua assinatura estará nas mãos de cada cozinheiro e servidor do restaurante. Se a comida não estiver certa, a culpa será sempre sua. Se for ótimo, você receberá as honras, mesmo sabendo que os membros da sua equipe fizeram acontecer. Portanto, será fundamental criar um ambiente em que todos compartilhem a visão, sejam bem treinados e reconhecidos por sua participação no processo.

Depois de atingir a posição de chef, pode esperar que a maior parte do seu tempo seja gasto com o lado comercial das operações. Ordenação e negociação com fornecedores, processamento de faturas, levantamento de estoques, revisão de resumos de vendas, entre outros afazeres ocuparão 85% do seu dia. Finalmente, quando tudo acontece, cozinhar se torna uma maneira de libertar o estresse e não mais o seu trabalho.

Por Alejandro Blanco 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA