Saiba porque você pode e deve sempre buscar o primeiro lugar do pódio, principalmente no sentido profissional

Há uma célebre frase no romance “Quincas Borba”, de Machado de Assis, que diz “Ao vencedor, as batatas”, a qual representa a lógica da sobrevivência, ou seja, que os vencedores tinham direito às batatas do campo de batalha, garantindo subsistência até a próxima montanha, onde existiam mais batatas. Certamente, vencer o oponente em uma guerra, em uma quadra de futebol ou em um negócio qualquer invoca um sentimento nobre: o de que somente os mais fortes sobrevivem.

O próprio Ayrton Senna, de apresentação dispensável, em uma de suas famosas frases destacou: “O importante é ganhar. Tudo e sempre! Essa história de que o importante é competir não passa de pura demagogia”. Na verdade, o que ele quis dizer é que para sermos fortes temos que competir vencendo. Os grandes construtores do mundo e maiores nomes da atualidade nunca estiveram satisfeitos com o que lhes era oferecido. Afinal, quem teria sido Steve Jobs caso se contentasse em aceitar sua medíocre posição perante o Império IBM? Ou, agora, em tempos de Copa do Mundo, se Cristiano Ronaldo determinasse que Messi era realmente melhor que ele?

Felizmente ou infelizmente, hoje, ser competitivo e querer sempre vencer gera controvérsias. A pessoa competitiva é mal interpretada e vista como antiética. Querer vencer já é uma lição superada – todos querem vencer! O que poucos fazem é se preparar para tal e, com isso, se contentam com a derrota. A determinação da sua vitória será feita pela sua preparação e não pela vontade de ganhar. O mundo não seria o que é hoje se não existissem pessoas que buscassem a vitória sempre.

Coloque seus valores e a ética empresarial como barreiras intransponíveis e, dentro delas, busque o seu último limite. Nunca aceite o segundo lugar. Somente querendo ser o melhor é que você se tornará o melhor!

POR MARCELO BARATELLA, Professor, Consultor, Palestrante e Treinador do Funil de Vendas (baratella@funildevendas.com.br)

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA