Que mundo você quer deixar para seus filhos, netos e bisnetos? O que eu e você temos feito para preservar nosso planeta? Afinal, ele é tão nossa casa quanto a que tem portas, janelas, teto…

Os dados são alarmantes: 1 bilhão de canudos são descartados diariamente no mundo e o tempo de decomposição de uma única unidade demora 450 anos. Estima-se que, se não for feito nada a partir de agora, em 2050 haverá mais plástico que peixes nos oceanos! Como ser indiferente a esses dados e ao fato de milhares de aves marinhas estarem morrendo por confundir plástico com comida?

Desde que me tornei vegetariana, penso muito sobre consumo consciente, já que o ato de comer carne está ligado diretamente à devastação ambiental. Tenho assistido a documentários sobre o assunto, conhecendo pessoas engajadas no tema e sigo perfis no Instagram que me inspiram a cada dia. E posso falar? “Ser sustentável” está sendo mais fácil do que eu imaginava! Em alguns países, a população leva essa questão muito a sério, como é o caso de Nakau, na Ásia, onde as pessoas que carregam seu próprio canudo ou copo para os restaurantes ganham desconto na conta. Se elas conseguem, por que nós não conseguiríamos também?

Comecei a pensar no quanto somos egoístas e egocêntricos. Como temos uma mania absurda de colocar nos outros a culpa pelas nossas “não-atitudes”. Eu mesma, quando chego com a minha sacola ao supermercado para fazer compras, vejo as pessoas me olhando como se eu fosse um ET! Já até ouvi da operadora de caixa que não adiantava eu pagar pelo erro dos outros. Mas, se continuarmos com esse pensamento, realmente não sairemos do lugar!

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença. Evite o uso de plástico, vá caminhando ou de bicicleta, se possível, aos lugares. Eu te desafio a colocar em prática essas ações, a postar nas suas mídias, a inspirar quem está ao seu redor, a ensinar seu filho a tomar seu suco sem canudinho plástico. Vamos mostrar para o mundo que somos merecedores de viver em um lugar tão lindo como nosso planeta!

POR CAROLA DUARTE (@blogcaroladuarte), digital influencer da @lavrevi.

Gostou? Leia mais colunas da Lavrevi.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA