Ao falarmos sobre uma nutrição funcional, sempre são citadas as ações dos radicais livres e antioxidantes. No entanto, é preciso compreendê-los antes de consumi-los, para que nosso organismo estabilize suas atividades de maneira saudável

D entre os fatores que causam os radicais livres – moléculas instáveis e que, em excesso, podem prejudicar o organismo humano – estão a exposição exagerada ao sol, sono inadequado, exposição à poluição, radiações, produtos tóxicos e agrotóxicos, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e o uso de drogas, consumo de aditivos industrializados, embalagens e panelas de alumínio, alimentos modificados e comer demais. Sim, ao comer demais, em um processo natural, nosso organismo trabalha para gerar mais energia e metabolizar esses alimentos, o que produz radicais livres causadores de inflamações e envelhecimento da pele, além de estarem relacionados a diversas doenças.
Não é para deixar de comer, mas, sim, de consumir em excesso e passar a ingerir mais alimentos antioxidantes que atuam neutralizando o organismo e auxiliando na queima de gorduras, como:

Açafrão (ou cúrcuma), que possui ação anti-inflamatória e anti-idade;
Aveia, que auxilia na estruturação da pele, melhora a circulação sanguínea e dificulta a absorção de gorduras no intestino, eliminando toxinas;
Azeite de oliva, com propriedades anti-inflamatórias, preferencialmente o extra-virgem com acidez inferior a 0,8%;
Chás, com efeito diurético, como o de Cavalinha, que desintoxica e reduz o inchaço;
Linhaça, como fonte de fibras e regulação hormonal;
Frutas cítricas (limão e goiaba), frutas vermelhas (morango e uva), as ricas em enzimas digestivas (mamão e abacaxi) e as anti-inflamatórias (melão), podendo consumir até as sementes trituradas para fornecimento de fibras.
A prática de atividades físicas também potencializa a formação de radicais livres, porém, positivamente, pois ativa funções metabólicas auxiliando na hipertrofia muscular e queima de gordura corporal como fonte de energia.

Por Alejandro Blanco

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