Falar sobre a audição é entrar no maravilhoso ato de escutar, compreender e dar informações ao cérebro, abrindo caminho para a comunicação e a acessibilidade

Éfato que cada um armazena na memória todas as situações captadas e vivenciadas pelas experiências auditivas. Sabe aquelas ocasiões inesquecíveis? Como sentir emoção ao ouvir a música preferida, as boas conversas com os amigos especiais, se deliciar com um doce “eu te amo” ou o prazer das palavras “mamãe”, “papai”, “vovô”, “vovó”? Sim, são esses e mais outros inúmeros momentos de relacionamento e comunicação que só são possíveis devido à integridade das nossas vias auditivas.
Poucos imaginam a complexidade e a perfeição de nosso sistema auditivo, porém, muitas pessoas (cerca de 10% da população) sofrem de algum grau de privação auditiva que causa sérios problemas no convívio familiar e social, podendo levar a alterações emocionais, sociais e de memória.
Quando abordamos o assunto “cuidados com a audição” estamos também falando sobre preservar a qualidade de vida.
Graças aos avanços tecnológicos, muitos recursos na área da saúde auditiva favorecem as pessoas que são acometidas por algum grau de alteração, facilitando os momentos rotineiros, como um encontro com amigos numa feira ou supermercado, até momentos mais sérios, como uma reunião de negócios, aquisição de outro idioma e sinais de perigo, nos quais ouvir e compreender são fundamentais para o êxito comunicativo.

Este é um artigo introdutório de uma série, na qual faremos uma caminhada, oferecendo para você, mensalmente, informações sobre o maravilhoso sentido de ouvir/ compreender. Você também conhecerá alguns cuidados para que possa preservar a sua audição. Mais informações: Centro Auditivo Sonido – Rua Casemiro de Abreu, 576.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA