Além de saudável, a moda dos fios que imitam a tradicional massa italiana, mas são feitos com cenoura ou abobrinha, é muito saborosa!

Assim que a gente entra em alguma dieta é comum sairmos procurando receitas com baixas calorias, porém, que não sejam sem graça em termos de sabor ou textura. Quando vi a febre que o espaguete de legumes estava causando no universo gourmet, logo pensei: “Hummmm, está aí uma alternativa que não posso deixar de provar”.
Conversando com a nutricionista Carolina Olivieri Fratti, especializada em dietas com restrições, de glúten e lactose, por exemplo, descobrimos que essa receita, comparada a um espaguete normal, pode ser feita apenas com ingredientes naturais, como a cenoura e a abobrinha, excluindo todos os industrializados e todos os tipos de farinha.

“Conseguimos prepará-la utilizando também o molho de tomate natural. É um prato que está incluso em diversas dietas detox e que é realmente uma delícia!”
Mesmo que a cenoura seja rica em vitaminas A, C, K, Ácido Fólico, Potássio e Ferro, e a abobrinha possua um elevado teor de vitamina C e quantidades significativas de Potássio e vitamina A, a nutricionista deixa claro que o espaguete de legumes precisa ganhar um “toque a mais” para que seja perfeitamente nutritivo. “Uma ideia é complementar o prato com porções de proteínas, servido com molho à bolonhesa ou algum filé de acompanhamento”. Ela ainda lembra que essa opção gourmet não oferece restrições, ou seja, pode ser deliciada por todos os tipos de pessoas e, após servida, deve ser conservada na geladeira e consumida em até 3 dias.


Anote aí!

É claro que em qualquer busca no Google você irá encontrar milhares de receitas (o que é muito bom, não é mesmo?!). Mas tomei a liberdade de destacar uma que já testei e confesso que me surpreendi tanto pelo sabor quanto pela rapidez com que o prato fica pronto – uma ótima opção para agradar aquela parcela de amigos vegetarianos/veganos no momento de recebê-los em casa!

Ingredientes para 2 porções
1 abobrinha média
1 cenoura média
1/2 pimentão amarelo ou vermelho picadinho
3 dentes de alho esmagados
Azeite, sal e pimenta a gosto

Modo de preparo
1. Lave com uma esponjinha de pia a abobrinha e a cenoura. Descasque a cenoura e mantenha a abobrinha com casca.
2. Com seu espiralizador de legumes, corte tanto a abobrinha quanto a cenoura. Se não tiver o apetrecho, pode usar um ralador e ralar os vegetais no sentido do comprimento.
3. Em uma frigideira grande, doure o alho e o pimentão.
4. Quando o alho estiver dourado e o pimentão mais molinho, acrescente a cenoura e refogue por cerca de 4 minutos.
5. Acrescente a abobrinha e desligue o fogo 2 minutos depois. Você também pode colocar um pouco de água para que a mistura não queime ou grude na frigideira.
6. Para finalizar, tempere o espaguete de legumes com sal e pimenta a gosto.

 

Por Joana Mortari – Fotos Divulgação

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