Técnica de clareamento dos dentes oferece à boca um aspecto mais bonito e já se tornou parte essencial da lista de preparativos dos noivos para o casamento

Planejado durante anos, o casamento é uma ocasião em que os noivos – principalmente a noiva! – esperam que tudo seja perfeito. E quando isso finalmente acontece, a felicidade fica estampada no rosto do casal por meio de vários sorrisos.

Por isso mesmo – e por todas as fotos que serão um eterno lembrete desse momento feliz –, cada vez mais pessoas recorrem à técnica de clareamento dental, para garantir um sorriso reluzente. “Dá muita diferença na expressão. O dente claro passa uma ideia de saúde e juventude”, garante a dentista Sílvia Helena Uzun, formada há 26 anos e especialista em implantes, prótese sobre implantes, cirurgia, estética e medicina integrativa e complementar em odontologia.

Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento age na parte interna do dente – e não no esmalte –, de forma que as cadeias carbônicas responsáveis pelo escurecimento são quebradas, e pode ser feito por meio de 2 técnicas: a caseira e com LED. Na 1ª, o paciente precisa usar placas de gel, durante 2 horas diárias, de 10 a 30 dias, seguindo orientações e indo ao consultório para acompanhamento e polimento. Já com a luz fria, todo o tratamento é realizado em apenas 1 sessão, que dura cerca de 2 horas. “Pela rapidez, a mais procurada é a LED. As noivas costumam procurar o dentista até 1 ano antes, mas tem quem venha em cima da hora e ainda consegue realizar seu sonho”, afirma.

A técnica parece simples, mas o tratamento deve ser completo. O uso dos 2 métodos combinados garante resultados mais duradouros. O tratamento é muito seguro e os resultados são variáveis, visto que não há nenhuma modificação da estrutura do dente, ressalta Sílvia. “Esta é a melhor parte, pois o tratamento não danifica e nem prejudica em nada a saúde do paciente. Geralmente, o clareamento tem um resultado mínimo de até 2 tons mais claros na escala de cor. Mas como a tonalidade varia entre cada paciente, os resultados podem ser ainda melhores. E tem que ter em mente que vai clarear o dente, não pintar de branco. Mas o resultado é completamente satisfatório”.

O trabalho foi aprovado pela professora Adriana Nikaido Tanimoto, que escolheu o clareamento com luz fria. “O procedimento foi rápido e o resultado imediato. Ficou bem natural, do jeito que eu esperava”, conta. Para que esse efeito não seja perdido, comidas e bebidas com corante devem ser evitadas durante as 48 horas seguintes ao tratamento – período em que o gel ainda está agindo. Mas não se preocupe! O resultado é duradouro e, mesmo que, com o tempo, o dente volte a escurecer, ele nunca chegará ao tom que era antes do clareamento.

POR AMANDA PIOLI

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA