Da tradicional técnica de meditação à versão adaptada das academias, saiba qual prática se alinha com seu estilo de vida e deixa o corpo e a mente em plena sintonia

Muitos são os bons motivos para praticar a ioga, técnica milenar que envolve posturas físicas, exercícios respiratórios e relaxamento. De acordo com Taisa Ferraz Fabris, professora de ioga no Instituto Ananda Yoga, a prática de origem indiana oferece inúmeros benefícios preciosos para a saúde, como fortalecimento do sistema imunológico, liberação de estresse e alongamento da musculatura. “A ioga é uma prática completa e indicada para todos. Um professor capacitado pode adaptar uma aula conforme às necessidades, condição física e dificuldades de cada aluno”, ressalta.

Para quem sempre quis experimentar a técnica, mas gosta de uma atividade mais rápida, saiba que, em terras ocidentais, ela já ganhou inusitadas versões! Segundo Daniel Guimarães, professor da Bodytech, a Superioga, hit do momento nas academias, é a aposta certa para aqueles que desejam praticar algo com ritmo mais acelerado. A técnica une movimentos da prática tradicional com exercícios de maior intensidade. “O método apresenta uma velocidade interessante para os que necessitam de um estilo mais vigoroso. É ideal para quem gosta de praticar a ioga tradicional e o treino fitness ao mesmo tempo. As posturas aplicadas agem de forma completa, trabalhando o corpo como um todo”, explica o professor. Mas não pense que você vai fazer vários exercícios misturados! Ao contrário, a Superioga também exige concentração, justamente porque as séries de movimentos acontecem em sincronia com a respiração. Em 1 hora de prática, é possível trabalhar intensamente o corpo e a mente de forma consciente!

Por Mariana Campos – Fotos Christian Parente/divulgação

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