Também conhecido como “Pegada de Carbono”, é o impacto ambiental relacionado à produção de alimentos, calculado com base na área terrestre ou marítima necessária para cultivar, produzir gado ou pescar peixe para alimentação de cada pessoa

O cálculo também leva em consideração a área florestal necessária para compensar as emissões de carbono geradas na produção, processamento, distribuição e decomposição de resíduos de aterros sanitários. Por absorverem o dióxido de carbono, principal responsável pela mudança climática, as florestas podem compensar as emissões de carbono da produção de alimentos.

Transporte, habitação e alimentação têm as três maiores pegadas de carbono. A comida produz cerca de oito toneladas de emissões por família e cerca de 17% do total no mundo. Em geral, novos relatórios sugerem que a agricultura produz metade de todas as emissões geradas pelo homem.

Mudar os alimentos que você come pode ter um grande impacto na sua pegada, reduzindo assim a poluição, preservando o meio ambiente e retardando o aquecimento global. Muitas dessas mudanças também poupam dinheiro, melhoram sua saúde e até o deixam em forma!

Fato ecológico alarmante!

70% do desmatamento da Amazônia é para fornecer terras para fazendas de gado.

Como reduzir esse impacto?

Compre produtos locais. Dessa forma você obtém alimentos frescos, ajuda a economia da região e reduz as emissões de carbono associadas à distribuição em grande escala. Os produtores locais de pequeno porte tendem a escolher práticas agrícolas sustentáveis.

Compre produtos orgânicos

Comer alimentos orgânicos locais reduz a contaminação do solo e da água, bem como as emissões de gases de efeito estufa associadas à agricultura convencional. Os alimentos orgânicos são produzidos e distribuídos sem o uso de fertilizantes sintéticos e pesticidas.

Reduza a ingestão de carne

As carnes são muito mais intensivas em terra e energia que as plantas – e os animais maiores são mais prejudiciais. Para produzir uma porção de quilo de carne, por exemplo, quase quatro quilos de grãos são necessários!

Reduza o desperdício de alimentos

A chave é congelar ou secar o que você não usa, comprar e cozinhar apenas o que vai comer e evitar encher sua geladeira até o ponto em que não consiga ver tudo – é o espaguete colocado na parte de trás da geladeira que acaba mofando!

Por Alejandro Blanco 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA