Nos últimos anos, ouvimos muito sobre Funil de Vendas, principalmente em relação ao marketing digital. No entanto, sabemos que nem tudo o que falam é verdade

Pensando na importância de esclarecer algumas noções, venho falar sobre 5 mitos e verdades que envolvem o conceito para que você possa entender melhor como aplicá-lo em seu negócio:

O Funil de Vendas é um método.
Verdade. Muito além de um sistema ou um simples desenho com etapas soltas, o Funil de Vendas é um método que, no Brasil, foi trazido e registrado pela empresa que leva o mesmo nome e traduz a essência da metodologia. Com o método, você constrói e gerencia cada a etapa do seu processo de venda de forma estruturada.

Funil de Vendas é um marketing digital.
Mito. O Funil pode ser aplicado sem o uso do marketing digital – no varejo, por exemplo. Criar landing pages, enviar e-mails com oferta e pegar pesado no marketing digital é apenas um dos canais para alimentar seu processo de vendas.

É sempre o mesmo modelo.
Mito. A verdade é que, para se aproveitar ao máximo o que o método oferece, é preciso personalizá-lo de acordo com o seu processo. De nada adianta usar algo pré-montado que deu certo para alguém, mas que não se encaixa na realidade do seu mercado.

O método mostra o caminho a ser seguido.
Verdade. Com o Funil de Vendas, gestores e vendedores conseguem enxergar o que deve ser feito (como atividades), qual a melhor forma de fazer, o que tem trazido resultados ou o que é extremamente positivo para um time comercial que está em busca de otimizar seus processos e gerar mais vendas. E mais que isso: o Funil não atrapalha a produtividade da sua equipe, pois ela não precisa fazer relatórios ou preencher dezenas de dados. A ideia é justamente aumentar a produtividade

Funil de Vendas é uma marca.
Verdade. Aqui no Brasil, o Funil de Vendas é uma marca e um produto registrado. Por isso, é preciso conhecer o método verdadeiro para não ser confundido pelas diversas explicações (e aplicações) erradas que aparecem por aí.

 

Por Marcelo Baratella – Professor, Consultor, Palestrante e Treinador do Funil de Vendas
Foto divulgação

 

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